JESUS NÃO SE DEIXOU VENCER PELO MAL
A Liturgia da Palavra do último domingo mostra-nos, na Primeira Leitura, extraída do Livro do Gênesis, como Deus busca o homem (“Onde estás?”) e este, envergonhado por seu pecado, culpa o seu semelhante ou as coisas por seu fracasso, ao invés de entregar-se à misericórdia do Pai. Já o Evangelho, lembra-nos como Jesus venceu as forças do mal, simbolizadas em satanás, advertindo-nos de que “...tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados quanto as blasfêmias que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno.”
Mas em que consiste o pecado contra o Espírito Santo? Quando o homem, em sua limitação, na tentativa de justificar suas culpas, encontra uma razão humana, como se não reconhecesse a presença divina em sua vida, como em Gênesis, condena-se não pelo juízo de Deus, mas por recusar sua misericórdia. E quem recusa a misericórdia divina recusa o Espírito Santo e jamais poderá experimentar a alegria do perdão.
A palavra de Deus mostra quem são os culpados pela infelicidade do povo. Jesus é aquele que vence o mal e deseja formar família com todos os que fazem a vontade de Deus. O Senhor, desde a criação, convoca homem e mulher a participar da obra redentora. No entanto, o ser humano se faz desatento a esta Palavra, deixando-se conduzir pela palavra tentadora da serpente.
Que, guiados pela Palavra da Vida, sejamos construtores do Reino de Deus, lutando e procurando vencer as forças do mal.

SANTÍSSIMA TRINDADE
A prática cristã proclama a existência de Deus, que se manifesta de forma trina, como Pai, Filho e Espírito Santo. Na visão de um padre dos primeiros séculos do cristianismo, Tertuliano, Deus é três em grau, não em condição; em forma, não em substância; em aspecto, não em poder. A Trindade de Deus é uma realidade com profundo apoio nos textos bíblicos.
No universo da existência, dizemos que Deus é o Criador de tudo e de todos. Ele fez com o povo uma Aliança, um pacto de compromisso, entendido como missão. Isto acontece afirmando a unidade de Deus, proclamando a não existência de outros deuses. Deus é um, e não único em relação à existência de outros deuses.
Ao criar o ser humano, Deus já se revela como comunidade, porque fez isto à sua imagem e semelhança. Ele cria a coletividade das pessoas como reflexo de sua existência. As criaturas humanas são chamadas a ser como Deus, como comunidade, no respeito às diferenças, que deve contribuir para a unidade.
Ao enviar os apóstolos em missão, Jesus revela a trindade de Deus mandando batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ao dizer: “Quem me vê, vê o Pai. Eu e o Pai somos um!” (Jo 14, 9-10), está afirmando que na Trindade Divina existe uma perfeita unidade.
Toda criatura humana é chamada a participar do mistério da trindade de Deus, nos dizeres do apóstolo Paulo: “todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8, 14). Com isto tornamo-nos filhos adotivos, herdeiros de Deus e impulsionados a viver na liberdade criativa da Trindade, comprometidos com a causa da unidade de todos.
Cabe a cada pessoa fazer sua inserção no dinamismo da Trindade, vendo nos diferentes uma força unificadora e criadora de um mundo novo. Isto acontece na experiência comunitária solidificada na solidariedade, no amor e na comunhão. Tudo deve criar em nós o desejo de construir uma sociedade justa, igualitária e à semelhança da Trindade.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG)

Fonte: www.cnbb.org.br

ASCENSÃO DO SENHOR
No domingo que antecede o dia de pentecostes celebramos a ascensão do Senhor Jesus aos céu. É a solenidade dos quarenta dias da sua Ressurreição. Os evangelhos preservam a numerologia do 40 representativo em toda Sagrada Escritura. "Galileus, o que fazeis aí plantados olhando para o céu? O próprio Jesus que vos deixou para subir ao céu, voltará como vistes subir" (Atos 1,11). É o momento da Igreja caminhar sob a luz do Espírito Santo.

Sejam Bem Vindos
Quero Saudar a todos que acessam esta página! Estamos com um novo layout. Que o Deus da paz e da esperança esteja no coração de todos vocês.
Pe. Dênis Nunes de Araújo

<<Anterior - Página: 6 de 6 -