O PÃO, BENÇÃO DE DEUS, SE MULTIPLICA À MEDIDA QUE É PARTILHADO
Partilhar os bens da criação é característica fundamental da Igreja. Trabalhar pela unidade de todos é outra característica importante sua. O pão deve ser partilhado para saciar o povo faminto. A palavra de Deus nos chama a acolher-nos uns aos outros no amor e solidarizar-nos com o necessitado. Este é o mundo desejado por Jesus: uma sociedade sem famintos.

DEUS QUER QUE TODOS SEJAM "POVO DE DEUS"
O coração compassivo de Jesus acolhe a todos os que se aproximam dele e nunca decepciona ninguém. O Senhor é o verdadeiro pastor que nos conduz por caminhos retos e cheios de compaixão. A ternura de Jesus o diferencia dos outros pastores. As lideranças e toda a comunidade são convidadas a orientar suas práticas por Jesus, que faz cessar as divisões e leva todos ao Pai.

EM CRISTO, DEUS NOS ESCOLHEU
A exemplo dos primeiros apóstolos, somos chamados a estar com Jesus. A convivência com ele renova nossa alegria e nos fortalece na missão de pregar a conversão e combater todas as formas do mal presentes no mundo. Ninguém se faz profeta; Deus é que nos chama para ser profeta e missionário e nos prepara para isso. Deus nos chamou para a santidade e a unidade com Cristo.

SÃO PEDRO E SÃO PAULO
A Realidade

Na reunião de um grupo de reflexão uma “dirigente” dizia que tinha o apoio do padre, que ela é que preparava as reuniões, ela sabia mais que os outros etc. etc., por isso ela era o bom pastor. Um participante retrucou: “Fulana, você já viu um burro ficar tão prático no varal da carroça que um dia ele passa a carroceiro? Só Jesus é o verdadeiro pastor!”.

O rebanho é dele, a Igreja é dele. Mas não pode ficar à mercê dos ventos ou da boa vontade espontânea para se organizar e caminhar. O grupo humano, por menor que seja, a comunidade, por melhor que seja, a Igreja toda, por mais consciente que seja, não podem ficar sem organização, sem distribuição de tarefas e encargos. Um carro precisa de motor, mas precisa também de direção.

A Palavra

Na Palestina a expectativa era da vinda de um Messias-Rei que viesse resolver o problema nacional. Fora de lá, Jesus pergunta quem ele é. Contra a opinião do povo que via nele apenas mais um profeta, Pedro afirma ser ele o verdadeiro Messias.

Por força dessa profissão de fé que corresponde ao verdadeiro pensamento de Deus, Jesus lhe dá o encargo de ser a rocha sobre a qual constrói a sua Igreja. A Igreja, comunidade dos discípulos de Jesus está sempre se construindo, em formação, e não pode esquecer a primeira pedra do seu alicerce.

O que hoje se celebra é o martírio das duas testemunhas, Pedro e Paulo, mortos pelo mesmo Império Romano que matou Jesus (Ap 11,8). A primeira leitura fala de uma prisão e libertação de Pedro e da oração da comunidade por ele. A segunda Leitura apresenta Paulo, o grande motor da Igreja primitiva e companheiro de Pedro no testemunho, vendo chegar a hora de sua morte.

O Mistério

Jesus é o primeiro dos mártires, aquele que deu seu belo testemunho perante Pôncio Pilatos (1Tm 6,13). Os outros foram apenas seus seguidores. De Pedro o próprio Jesus alude à sua morte de cruz (Jo 21,18-19) e completa “Segue-me!”.

Na Eucaristia celebramos também todos aqueles que lavaram seus mantos no sangue do Cordeiro imolado e de pé e que, assim, tira o pecado do mundo. Não é a riqueza, o poder ou a autoridade, é a doação da própria vida que faz vir o Reino de Deus e realizar-se a sua vontade assim na terra como no céu.

Pe.José Luiz Gonzaga do Prado

Fonte Diocese – guaxupe.org.br

JOÃO BATISTA, O MAIOR DE TODOS OS PROFETAS
A liturgia do último domingo celebra São João Batista, aquele se tornou o primeiro anunciador de Jesus. Lembra-nos também que Deus nos conhece desde o ventre materno e nos chama à vida e à missão. Cabe a cada um dar a resposta ao chamado divino. Que fortalecidos pelo exemplo de São João possamos também nós ser anunciadores do Reino e testemunhas do Evangelho.

<<Anterior - Página: 5 de 6 - Próxima>>
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 -