PASTORAL DA SAÚDE

A Pastoral da Saúde visita os doentes nos hospitais, residências e comunidades. Conta atualmente com 36 agentes, que trabalham sob uma coordenação geral. Na comunidade Santo Expedito e nos bairros Santa Helena e São Jorge há também uma coordenação setorial. Através de ação integrada com o Programa Saúde da Família, desenvolvido pelo poder público, levam às famílias informações relacionadas à prevenção e promoção em saúde.

Em alguns casos, oferecem ajuda material, como, por exemplo, na aquisição de óculos e fraldas geriátricas. Quando há necessidade de recebimento da comunhão eucarística em casa, o agente da Pastoral da Saúde
comunica o Pároco para que seja providenciado um ministro para o atendimento. Mas a principal função dos
agentes da Pastoral da Saúde é ouvir e conversar, especialmente com as pessoas que cuidam dos doentes, levando-as palavras de conforto neste difícil momento.