MECE – Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística

Ser MECE é estar a serviço da igreja e da comunidade, a partir de indicação de outro ministro, aprovada pelo pároco, ou escolha do próprio pároco.

Antes de serem admitidos no exercício da missão, os candidatos recebem formação, conforme programa oficial da Diocese, renovada periodicamente.

O fiel indicado para esse ministério poderá exercê-lo por um período de quatro anos. Deve trabalhar em sintonia com o sacerdote e a equipe de liturgia e ter participação ativa em sua comunidade.
Atribuições dos Ministros:

• participar da celebração eucarística, ajudando e distribuindo comunhão;
  • levar a comunhão aos doentes da comunidade (atualmente 80 doentes são atendidos);
  • celebrar com a comunidade o culto (celebração da Palavra);
  • celebrar exéquias

A Paróquia de São Sebastião conta, atualmente, com 62 ministros na igreja matriz e alguns na zona rural.