COROINHAS E ACÓLITOS

No dia 02 de novembro foi celebrada a missa de envio dos coroinhas e acólitos, resgatando essa prática há muitos anos desativada em nossa Paróquia. Contamos agora com 40 coroinhas, de 7 a 11 anos, e 20 acólitos, de 12 a 17 anos. São meninos e meninas que estão junto do sacerdote no altar, ajudam os padres nas missas e têm um papel muito importante na realização das celebrações. A diferença entre eles está na idade, até doze anos, são coroinhas, a partir desta idade são acólitos.

Mas a principal diferença que existe entre coroinhas e acólitos são as funções e responsabilidades. O ministério de coroinhas é mais próprio de crianças e adolescentes, geralmente na etapa da catequese. Para ser acólito é necessário certo grau de maturidade e entendimento.Os menores têm atividades mais simples,
como, por exemplo, a arrumação do altar; já os mais velhos servem diretamente no altar.

O objetivo principal desse trabalho é desper tar e preparar cr ianças e adolescentes para a participação ativa na Igreja e na comunidade.