DIA DE SÃO SEBASTIÃO
O dia 20 de janeiro é consagrado pela Igreja Católica a São Sebastião. <br /> A Paróquia São Sebastião, de Vila Cruz, convida toda a população para a Missa em Louvor ao seu Padroeiro, que será celebrada nesta terça-feira, 20 de janeiro, às 19 horas, em sua Igreja Matriz, localizada na rua Nico Duarte.<br /> Após a missa, prossegue, até a quarta-feira, 21 de janeiro, no Salão da Paróquia, a Festa iniciada no dia 15, com leilão, sorteio de prendas e praça de alimentação.<br /> São Sebastião nasceu na França, por volta do século III. Foi oficial do Império Romano comandado pelo Imperador Diocleciano. Como era cristão convicto, fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e prisioneiros, conseguindo converter muitos pagãos ao cristianismo.<br /> Denunciado ao Imperador, Sebastião não negou sua fé e, por isso, foi condenado à morte, amarrado a um tronco e varado por flechas, na presença da guarda romana.<br /> Mas o jovem Sebastião resistiu aos ferimentos e, depois de recuperado, graças aos cuidados de uma viúva chamada Irene, apresentou-se novamente ao Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos. Diocleciano determinou então aos guardas que o açoitassem até a morte, o que ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.<br /> No ano de 680, seus restos mortais foram solenemente transportados para uma basílica construída em Roma pelo Imperador Constantino, onde se encontram até hoje.<br /> Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, vitimando muitas pessoas. Entretanto, tal epidemia simplesmente desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais do mártir Sebastião, que passou a ser venerado como o padroeiro com as pestes, a fome e a guerra.